A origem da história da Psicanalise está relacionada à vida de seu fundador, Sigmund Freud (1856-1939). Ele utilizou elementos observados a sua volta para estudar e como base para criar suas teorias sobre a mente e o comportamento humano. Freud buscou compreender e explicar a gênese da histeria, da psicose e da neurose. Ele também fez explanações sobre o que denominou de composição da mente humana. Todos esses estudos e os métodos de terapias por ele criados resultaram na Psicanálise.
Freud foi pioneiro na ideia de que forças inconscientes influenciam o comportamento e a personalidade do indivíduo.
Ele acreditava que eventos da infância e conflitos inconscientes, geralmente relacionados a impulsos e agressões sexuais, moldam a experiência de uma pessoa na idade adulta.
Charcot (médico e cientista francês) observou inúmeros casos de histeria no hospital parisiense Salpêtrière, onde foi inclusive Diretor. Ele defendeu a busca por causas biológicas associadas ao quadro, e utilizou o método hipnótico como recurso de tratamento. Segundo ele, seria um modo simples, rápido e certeiro de colocar o sistema nervoso em uma nova condição que pode ser ficar disponível para a cura de certas desordens mentais.
Atualmente a hipnose é entendida como um estado de estreitamento de consciência ou atenção no qual a mente interpreta a imaginação como realidade.
Em uma sessão, o hipnólogo (profissional que conduz a hipnose) ajuda o paciente a entrar no chamado transe hipnótico. Ele faz isso usando determinadas palavras e técnicas.
Assim, a pessoa atinge um estado máximo de concentração a ponto de “deixar de lado” todo o resto que a cerca.
Ao atingir um determinado estágio máximo de atenção, é possível acessar informações guardadas no inconsciente. No transe hipnótico, manda-se boas mensagens e sugestões para o inconsciente, que é basicamente o piloto automático das nossas vidas e coordena a maior parte das nossas ações.
Eu sei como a ansiedade e o estresse podem atrapalhar sua vida. Eu posso ajudá-la a entender a causa da sua ansiedade ou estresse e desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis.
Os relacionamentos são importantes, mas eles podem ser desafiadores. Eu posso ajudá-la a melhorar a comunicação, resolver conflitos e fortalecer os laços de amor e confiança.
A depressão é uma condição real que pode afetar sua vida de várias maneiras. Eu posso ajudá-la a superar a depressão e recuperar o controle da sua vida.
A autoestima é importante para uma vida plena e feliz. Eu posso ajudá-la a desenvolver uma imagem positiva de si mesma e a alcançar seus objetivos.
Copyright © 2024 Andréa Souza. Desenvolvido por LT Marketing